quinta-feira, 23 de abril de 2020

O TESOURO




Já deves ter ouvido dizer que, este ano, muitas pessoas vão assinalar o 25 de Abril, cantando à janela uma canção chamada “GRÂNDOLA VILA MORENA”.
Afinal, por que razão se comemora essa data tão importante da História de Portugal?
O trabalho de Português nos próximos 3 dias (sexta, sábado e domingo) será a leitura de um livro que responde a essa pergunta.
O livro chama-se “O TESOURO” e foi escrito por Manuel António Pina. Sim, é o autor de “O TÊPLUQUÊ”.
Vou enviar O TESOURO para as famílias por correio eletrónico.
Proponho que o leias durante estes 3 dias e que, depois de ler, escrevas comentários sobre o livro.
Que tesouro será este?
Se puderes, gostava que falasses ao telefone com os teus avós sobre esta leitura “e eles contar-te-ão mais coisas sobre o País das Pessoas Tristes e sobre o Dia da Liberdade.” (1)
(1)   Esta frase é a última do livro.

18 comentários:

  1. Olá professor e colegas.
    Eu achei a história do tesouro muito gira porque podemos saber como era Portugal antes de haver o dia da liberdade e como o dia 25 de Abril se tornou o dia da liberdade.

    Helena.

    ResponderEliminar
  2. Olá Professor
    Decidi ler a história toda hoje porque no fim de se mana estou mais livre para brincar com a minha mana e tenho que ajudar os meus pais nas limpezas, eu gosto de limpar o pó.
    Eu achei a história muito interessante mas não gostei da parte em que as pessoas não podiam falar porque tinham medo que alguém as vigiasse. E gostei da parte em as pessoas decidiram sair à rua e conquistar a liberdade.
    O tesouro era a liberdade.
    Eu falei com o meu avô Filipe que estava na tropa nessa altura e ele disse-me que a revolução deu-se no dia 24 para 25, e no dia 25 os militares sairam à rua, e nas espingardas tinham todos cravos vermelhos e gritavam viva a liberdade.
    É por isso que o dia 25 de abril é um dia muito importante.
    Sara Palas

    ResponderEliminar
  3. Afonso Amorim

    "O Tesouro", fala de um povo que vivia muito triste em Portugal por não ter liberdade. Era uma ditadura em que as pessoas não podiam falar nem conviver umas com as outras.
    Até que um dia, as pessoas decidiram reconquistar a liberdade. Os soldados e todo o povo saíram para as ruas em alvoroço gritando pela liberdade.
    Assim se deu o 25 de Abril, em que o povo recuperou o tesouro da liberdade e esse dia passou a chamar-se o Dia da Liberdade.

    ResponderEliminar
  4. Afonso Amorim

    "O Tesouro", fala de um povo que vivia muito triste em Portugal por não ter liberdade. Era uma ditadura em que as pessoas não podiam falar nem conviver umas com as outras.
    Até que um dia, as pessoas decidiram reconquistar a liberdade. Os soldados e todo o povo saíram para as ruas em alvoroço gritando pela liberdade.
    Assim se deu o 25 de Abril, em que o povo recuperou o tesouro da liberdade e esse dia passou a chamar-se o Dia da Liberdade.

    ResponderEliminar
  5. Manuel Mendes

    Como é que alguém pode pensar que a liberdade quase que não tinha importância? Como?
    A liberdade é a coisa mais importante da nossa vida. Há muitas coisas que há 46 anos não podias fazer. Coisas que tu fazes agora, como votar, andar na mesma escola com as raparigas, ler os livros que quiseres e poderes dar a tua opinião em voz alta.
    Ainda bem que aconteceu o dia da liberdade e se não acontecesse eu teria uma vida muito pior.

    ResponderEliminar
  6. O tesouro do livro é a liberdade. No dia 25 de Abril toda a gente passou a poder fazer tudo o que gostava. Como pede o autor, vou guardar muito bem no fundo do meu coração este tesouro.

    ResponderEliminar
  7. Olá sou o Alex
    O Tesouro
    O Tesouro é uma história para contar sobre tempos antigos. Fala-nos de algo que hoje não valorizamos como devíamos, a liberdade. É a história que levou
    ao recuperar da liberdade, esse tesouro tão bom. Ótimo para conversar sobre o valor que devemos preservar e respeitar. Esta história é verdadeira, aconteceu mesmo e cabe-nos a nós guardar bem este tesouro para que mais ninguém o volte a roubar.
    Gostei muito porque falava-se no texto sobre o tesouro, que era a LIBERDADE. Mas a liberdade é um tesouro?
    Sim. Porquê? Porque no país, não se poder fazer quase nada, nem sequer os rapazes falar com raparigas, andar na mesma escola. Para os turistas era estranho, eles tinham liberdade, mas não dava valor, parecia coisa normal. E muito bom ter liberdade, meus pais também vivera igual na Romania.

    ResponderEliminar
  8. O 25 de Abril é uma data muito importante para Portugal porque foi o dia que se conquistou um grande tesouro que é a liberdade. A história mostra que antes da liberdade, Portugal era diferente e chamou-o País das Pessoas Tristes. Nesse país não se podia ler o que queria, vestir-se como queria, as meninas e meninos não podiam estar juntos na escola, não se podia escolher o governo e a coca-cola era proibida.
    Mas chegou o dia em que o povo encheu de coragem e lutou pela liberdade. Aprendi que devemos cuidar bem desse tesouro para nunca mais voltarmos a perdê-lo. E aprendi também que devemos lutar pelas coisas que precisamos para sermos felizes.
    Estou muito feliz por ter nascido em Portugal e não no País das Pessoas Tristes. Obrigado a todos aqueles que lutaram pela liberdade!

    ResponderEliminar
  9. Olá a todos.

    Gostei muito da história. O Tesouro é a Liberdade. O que não existia em Portugal à 46 anos. Fiquei a saber em conversa com os meus pais e avós que era um tempo muito triste. Não se podiam ler todos os livros, nem todas as músicas se podiam ouvir. Os rapazes andavam numa escola diferente das meninas, achei isto muito estranho. No dia 25 de abril de 1974 o meu avô era militar e já depois deste dia ainda foi para África para a guerra. Fico feliz por ter voltado.
    É bom ter liberdade e não viver num país das pessoas tristes.
    Este dia da liberdade foi muito importante para vivermos melhor.

    Duarte

    ResponderEliminar
  10. O Tesouro é a Liberdade.
    Este dia é especial porque foi o dia em que Portugal e os portugueses encontraram a liberdade. Passaram a poder ouvir as músicas que queriam, a ler os livros que queriam, a ver os filmes que queriam e, as escolas ficaram juntas. Os meninos e as meninas passaram a ter escola juntos.
    Passaram 46 anos e hoje eu posso fazer tudo o que gosto com os meus amigos.
    O cravo ficou uma tradição nesse dia, porque uma senhora ofereceu às pessoas na rua e depois deram aos militares.
    Os meus avós Rui e José, e o meu Tio Ribeiro estiveram na guerra colonial em Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné - Bissau. Foram para lá quando fizeram 18 anos.
    A história é muito bonita porque é a história de Portugal.
    Agora vou acabar o desenho do meu cravo vermelho.
    Miguel

    ResponderEliminar
  11. EDUARDA VASCONCELOS AZEVEDO

    O Tesouro é uma leitura muito interessante porque conta a história de um povo que vivia sem liberdade em Portugal e por isso era muito triste. Isso porque era uma época de Ditadura. As pessoas não tinham liberdade de ir e vir. Era uma época muito difícil.
    Mas as pessoas lutaram pela liberdade. E, junto com os soldados, o povo saiu às ruas para buscar essa liberdade. Era dia 25 de abril. Era um dia importante para toda a gente e para todo o país. Era o dia em que a liberdade foi recuperada. E por isso mesmo passou a se chamar Dia da Liberdade!

    ResponderEliminar
  12. Vasco Alves

    O Tesouro fala de um tempo em Portugal antes de 25 de Abril de 1974, em que os nossos pais, tios e principalmente avôs viveram. Era um tempo em que não havia liberdade como existe hoje. Muitos dos nossos avôs só tinham aulas até ao 4 ano, porque não tinham dinheiro para estudar até mais tarde e muitos iam trabalhar já com 10 anos para os campos. Não se podia brincar na rua porque vinha a PID que era a policia do governo que não nos deixava. As pessoas tinham medo do governo porque se falassem mal dele iam ser presas e até torturadas. Com a revolução do 25 de Abril de 1974, veio a que tudo isso fosse mudado e vivessemos como os dias de hoje, em "Liberdade".

    ResponderEliminar
  13. Eu gostei muito deste livro porque falava de um tesouro que depois ao ler eu percebi que era a liberdade .
    Eu fiquei muito surpreendido porque as meninas não podiam estar na mesma escola que os meninos e também fiquei admirado porque os meninos e as meninas
    não podiam dizer segredos.Quando os meninos estavam a crescer,eles eram obrigados a matar pessoas porque iam para a guerra.
    Gostei muito da parte em que os militares entraram na cidade das pessoas tristes,e colocaram cravos nas espingardas a dizer que não iam matar ninguém.
    Eu liguei para o meu avô pois eu sabia que nessa época ele tinha estado em Moçambique. Ele me disse que começou a sentir que ele a minha avó já não eram bem vindos ali e vieram embora para Portugal.
    Ontem vi na televisão que todas as pessoas estavam a cantar a música "Vila Morena" que é uma música que representa o dia da liberdade.
    Tomás Barbosa Caravela

    ResponderEliminar
  14. "O Tesouro"
    Eu adorei o livro “O Tesouro” porque explica o dia 25 de abril muito bem.
    O país era bonito mas as pessoas eram tristes e tinham medo de falar. Não tinham liberdade! Eles não podiam fazer o que gostavam. Eles nem sempre podiam fazer o que queriam.
    As escolas dos meninos e das meninas eram separadas.
    Quando os rapazes ficavam homens tinham de ir para a guerra.
    Não podiam votar. Não podiam escolher os governantes!
    Tinham perdido o seu tesouro. O tesouro deles era a liberdade.
    Um dia os soldados pegaram nas suas armas e lutaram pelo seu tesouro, pela liberdade.
    Eu adorei a parte em que os soldados puseram cravos nas espingardas ou no peito e as mulheres se esqueceram dos almoços. Teve graça porque na verdade a minha mamã também se está sempre a esquecer do almoço.
    Eu adorei! Foi muito giro...

    ResponderEliminar
  15. olá!

    O tesouro do livro é a liberdade que foi conquistada pelos portugueses no dia 25 de Abril. Neste dia os coracões exultaram-se de alegria e as janelas encheram-se de bandeiras e de cravos vermelhos e todos gritavam «viva a liberdade!» «viva a liberdade!»

    ResponderEliminar
  16. Gostei muito do texto, fala do tesouro que é a liberdade. O texto diz que era o país das pessoas tristes, porque não tinham liberdade para fazerem o que queriam. Com o 25 de Abril passaram a ser livres e deixaram de estar tristes.

    Francisca Fontes

    ResponderEliminar
  17. Este livro conta a história de Portugal antes do 25 de abril de 1974.
    Nessa altura, as pessoas andavam sempre tristes porque não eram livres. Não podiam fazer tudo o que queriam porque o governo não as deixava. Não podiam escolher o que ler, as músicas para ouvir e até o que beber. Por isso o autor chamou-lhe o "país das pessoas tristes".
    Uns soldados conseguiram recuperar o "tesouro" e as pessoas voltaram a ser livres.
    Por isso é que o dia 25 de abril é tão importante e a liberdade é um grande tesouro. Mas a liberdade de cada pessoa tem que ser usada com respeito por todas as pessoas.

    Gostei muito de ler o livro, com a ajuda dos meus pais.
    Vi também o filme animado do livro que deu na RTP2, no sábado, e que me ajudou a perceber tudo ainda melhor.
    O meu irmão viu também um filme sobre este dia e passou os dias a cantar "Grândola Vila Morena".

    ResponderEliminar
  18. RAFAEL VASCONCELOS AZEVEDO

    Há quase 100 anos, Portugal entrou em uma Ditadura. Uma Ditadura é uma forma de governar um país em que não há liberdade. Sem liberdade as pessoas não podem dar as suas opiniões à vontade e não têm escolhas livres. Era um período muito triste para todos. No dia 25 de abril as pessoas se juntaram aos soldados para lutar pela liberdade. A partir dessa data, as pessoas voltaram a ter liberdade!

    ResponderEliminar